Tratamentos

A pele é o maior órgão do corpo humano, e também o que apresenta o maior número de doenças, mais de 7 mil. Dentre elas estão o câncer de pele, a psoríase, infecções, acne, vitiligo, alergias, e inúmeras outras. É necessário o diagnóstico correto para realizar o melhor tratamento.

As causas das unhas danificadas e da queda de cabelos estão relacionadas a diversos fatores, desde a deficiência de nutrientes, o estado psicológico e até as doenças próprias dos anexos. É imprescindível saber o que está provocando esta alteração para poder realizar a conduta adequada: medicamentos e produtos tópicos aplicados no couro cabeludo, medicação via oral, dentre outras modalidades.

Biópsias de câncer de pele, retirada de lesões benignas , curetagem de molusco contagioso e diversos outros procedimentos.

Aplicação de Nitrogênio Líquido para tratamento do câncer de pele, clareamento de manchas e retirada de verrugas.

A toxina botulínica age relaxando a musculatura e tem diversos benefícios para a ação rejuvenescedora. Além de tratar as linhas de expressão como os chamados pé de galinha, rugas da testa e do nariz ela também melhoraa qualidade da pele, estimula o colágeno e proporciona uma aparência mais jovial e descansada. Tudo isso é feitode uma forma que sempre preserva as características da face e a individualidade do paciente.

  • Como é feito o procedimento?

A toxina botulínica é aplicada na pele com uma agulha extremamente fina através de pequenas injeções na área a ser tratada.

  • Quanto tempo dura uma aplicação de toxina botulínica ?

A duração da toxina irá depender de cada organismo, em média 3 a 4 meses podendo durar por até 6 meses.

  • Quanto tempo demora para começar o efeito?

O efeito iniciará em aproximadamente 5 dias após a aplicação e  o resultado se completa em 14 dias.

  • Existe algum tipo de anestesia?

O procedimento é rápido (10 a 20 minutos) e com mínima dor, sendo aplicado um creme anestésico antes da aplicação.

  • Que idade é indicada para começar a fazer este procedimento?

O paciente pode iniciar a aplicação preventiva a partir dos 20 anos.

  • Quais os cuidados pós procedimento?

Alguns cuidados são necessários como não praticar exercícios físicos, não se expor ao sol e não deitar nas 4 horas seguintes da aplicação.

  • Quais as contraindicações

Gestantes, lactantes, uso de alguns antibióticos, histórico de alergia ao produto, dentre outras, sendo sempre necessária avaliação médica prévia ao procedimento.

  • Posso desenvolver alergia a toxina botulínica?

É extremamente raro. Se por alguma eventualidade ocorrer, nossa equipe está devidamente equipada e o médico é apto a tomar todas as condutas necessárias.

  • De quanto em quanto tempo posso aplicar?

O intervalo mínimo é de 3 meses.

  • Podemos aplicar a toxina botulínica de forma preventiva?

Sim, podemos prevenir rugas e vincos profundos que se formam com o passar da idade.

Efeito Nefertiti

Através da aplicação da toxina botulínica na região da mandíbula e pescoço, proporcionamos uma melhor definição dessa área, e prevenimos a perda do contorno entre a cabeça e o pescoço, que ocorre com o envelhecimento ao longo do tempo.

No Egito, uma bela rainha liderou o maior império do século 14 a.C. A Rainha Nefertiti (que significa é chegada a bela) apresentava uma característica que destacava ainda mais a sua beleza: o contorno mandibular bem definido.

Hiperhidrose Axilar

A hiperhidrose, caracterizada pelo excesso de suor, pode ser tratada com a aplicação da toxina botulínica, apresentando melhora na qualidade de vida do paciente.

 

Consiste na aplicação de produtos que causam descamação da pele em diferentes níveis (superficial, médio ou profundo) causando a renovação do tecido, melhora das rugas finas e clareamento de manchas.

 

 

O que é o ácido hialurônico?

Nosso organismo produz naturalmente essa substância sendo ela um componente da nossa face. Ao longo do envelhecimento, acabamos perdendo ácido o hialurônico, pois ele começa a ser degradado e, ao mesmo tempo, a sua produção natural diminui. Com isso, vamos perdendo a estrutura de um rosto jovem e começamos a desenvolver rugas, sulcos e perdas de contornos que antes nos conferiam a beleza harmônica facial.

Qual a função do ácido hialurônico?

A principal função do ácido hialurônico é fazer uma hidratação profunda na área onde ele é injetado e ocupar aquele espaço que se formou com a sua degradação.

O material injetado dura quanto tempo no organismo?

A durabilidade do preenchimento com ácido hialurônico dependerá de cada paciente, sendo de 6 meses até de 12 meses.

Quando o preenchimento é contraindicado?

Ele será contraindicado nas gestantes, lactantes, em pacientes com doenças autoimunes, presença de material definitivo previamente injetado, assim como infecções locais. É essencial a avaliação médica prévia.

Em quanto tempo percebo o resultado?

Imediatamente após a injeção já é possível observar uma melhora significativa. Porém em 15 dias o produto apresentará a acomodação ideal na pele quando então observaremos o seu efeito por completo na face.

Se eu tiver um evento social no dia seguinte ao procedimento, posso fazê-lo mesmo assim?

Não é recomendado. Pois alguns pacientes, nos primeiros dias após o procedimento, poderão desenvolver inchaços e hematomas locais.

Qual a idade ideal para começar?

Cada pessoa vai envelhecer de forma única. Sendo assim, a idade para iniciar irá depender de cada indivíduo. O preenchimento com ácido hialurônico pode ser utilizado a partir dos 18 anos, se houver indicação.

Quanto tempo demora o procedimento?

Em média, 30 a 40 minutos, dependendo do local e da quantidade aplicada.

 Existe algum cuidado após a aplicação?

O downtime ou seja, o período que se segue após o procedimento, de um modo geral, não exige grandes mudanças na rotina do paciente sendo necessário, em alguns casos, cuidados mais específicos. É importante evitar massagens locais e exercícios físicos nas 24 horas seguintes. O paciente sempre será acompanhado e orientado pelo médico dermatologista.

Existem efeitos adversos?

Podem ocorrer hematomas, inchaços localizados, vermelhidão e dor leve. Qualquer intercorrência será prontamente tratada e acompanhada pelo médico dermatologista.

Existe risco de alergia?

Sabemos que o ácido hialurônico é um produto natural do nosso corpo. É extremamente rara qualquer reação alérgica. Se por alguma eventualidade ela ocorrer, será prontamente tratada e acompanhada pelo médico dermatologista.

Qual o intervalo entre as aplicações?

Após o intervalo mínimo de 15 dias, avaliaremos o resultado final do produto na pele e veremos a necessidade de mais aplicações.

O Colágeno é a proteína que estrutura a pele. A partir dos 30 anos, começamos a perder colágeno e como consequência, iniciamos o desenvolvimento de flacidez facial e corporal que vai intensificando a cada ano.

 

 

Os bioestimuladores de colágeno agem na pele, estimulando células chamadas de fibroblastos, sendo eles, verdadeiras fábricas de colágeno no nosso organismo. Com isso, a pele melhora a sua densidade com um efeito leve, sem ter ação de aumento de volume como ocorre por exemplo com alguns preenchedores. Como resultado, teremos melhora da firmeza, da sustentação e da qualidade da pele suavizando também as linhas de expressão.

Uma grande vantagem dos bioestimuladores é que eles são totalmente reabsorvidos pelo corpo, não havendo acúmulo da substância.

Existem dois tipos principais de preenchedores: a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e o Ácido poli- lático (Sculptra). A escolha da técnica, a indicação do melhor procedimento para o seu caso e a aplicação devem ser feitas por um dermatologista responsável e de confiança.

 

  • Quanto tempo dura o efeito?

O efeito pode durar até 25 meses.

  • Quantas sessões são necessárias?

Na maioria dos casos são necessárias 2 a 3 sessões variando para cada pessoa.

  • Em quanto tempo eu perceberei o efeito?

O resultado do procedimento será percebido em até 6 semanas após a aplicação.

  • Qual o intervalo entre as sessões?

As sessões podem ser feitas a cada 6 semanas.

  • Como funciona o procedimento?

A substância é aplicada com uma fina agulha e em algumas áreas é utilizada a cânula. A técnica apresenta mínima dor pois a pele é preparada previamente com creme anestésico e o produto injetado também contém anestésico.

  • Qual é o efeito imediato logo após a aplicação?

Imediatamente após, a pele pode ficar levemente avermelhada e inchada de forma temporária, se resolvendo, na maioria das vezes em algumas horas ou, mais raramente por até dois a três dias.  Pode haver formação de equimoses (arroxeados) na pele, que são absorvidos em alguns dias. O paciente não precisa se ausentar do trabalho após a aplicação.

  • Devo ter algum cuidado após a aplicação?

Após o procedimento são necessárias as massagens. O paciente irá massagear a pele em casa 5 vezes ao dia por 5 minutos por 5 dias consecutivos (regra dos 5). É importante evitar exposição solar neste período.

  • Existe alguma contraindicação para aplicar o bioestimulador de colágeno?

Gravidez, lactação, histórico de preenchimento com materiais definitivos, doenças do colágeno, pessoas com alergias conhecidas ao produto e processo infeccioso no local da aplicação contraindicam o procedimento.

O que é Skinbooster?

O skinbooster é um tipo de ácido hialurônico diferenciado, ele possui moléculas menores, sendo desta forma, mais leve.

Ele promove melhora da qualidade geral da pele diminuindo a rugosidade e favorecendo a firmeza e maciez. Além disso, melhora a hidratação e a elasticidade da pele e também suaviza rugas.

Como ele age?

O Skinbooster age como um reservatório hídrico de longa duração de até 12 meses.

Como é feito o procedimento?

Seguro e eficaz para o tratamento e rejuvenescimento da face, o skinbooster é realizado com microinjeções de ácido hialurônico. Sua ação é potencializada com o maior número de sessões.

Quais os locais em que pode ser aplicado e suas indicações?

  • Rugas próximas aos olhos (Pés de galinhas) que podem permanecer mesmo após a aplicação da toxina botulínica.
  • Rugas do sorriso que não podem ser tratadas com a toxina botulínica.
  • Rugas próximas aos lábios (código de barras).
  • Preenchimento labial com efeito gloss sem alterar o volume, preservando a naturalidade e fornecendo melhora da hidratação.
  • Tratamento das rugas da região do colo que são provocadas pela posição deitada de lado ao dormir (Sleep lines).
  • Rejuvenescimento do colo e pescoço, melhorando a qualidade da pele nessas áreas.
  • Áreas da face com cicatrizes de acne, melhorando a textura da pele.

O procedimento é feito com agulha?

Sim, é feito com uma agulha extremamente fina utilizando, em alguns pontos, a cânula.

Demora quanto tempo?

Em média, 30 minutos

É usada anestesia?

O procedimento é praticamente indolor, porém, mesmo assim, sempre é aplicado um creme anestésico antes do procedimento.

  • O que é?

A luz intensa pulsada (LIP) é uma tecnologia que emite feixes de luzes de múltiplas cores e direções gerando calor por meio dos disparos. Nossa pele atrai essa luz através de alvos como as manchas e os vasos. Desta forma, apenas o cromóforo é atingido pela luz, preservando o tecido que está em volta.

  • Quais as indicações?

Redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão. Além disso, ela promove a melhora das manchas de pele como as sardas (efélides), e as melanoses (manchas do fotoenvelhecimento). Também proporciona melhora de rugas finas, redução de poros, melhora da textura. Outro tratamento que a LIP pode proporcionar é o rejuvenescimento, estímulo da produção de fibras de colágeno e elásticas melhorando a flacidez. A luz pulsada também é uma opção para depilação de pelos indesejados.

 

  • Precisa de anestesia?

O procedimento é praticamente indolor, muito bem tolerado. Mas, em alguns casos, aplicamos um creme anestésico.

  • Quais os cuidados prévios?

É importante fazer uma avaliação médica dermatológica para iniciar o uso de produtos em casa que proporcionarão melhores efeitos no dia da LIP.

  • Como é a recuperação após o procedimento?

No mesmo dia do procedimento, logo após, o paciente já pode retornar às suas atividades. É possível ocorrer leve vermelhidão e a pele pode descamar um pouco dentro de dois a 3 dias.

  • Quais os cuidados após o procedimento?

É essencial não se expor ao sol, fazer uso rigoroso de filtro solar e utilizar os cremes prescritos para o pós tratamento.

  • Existe alguma contraindicação?

Gestantes, nutrizes, doenças de pele no local da aplicação como câncer de pele, infecção. Quem apresenta a pele mais morena tem maior risco de complicação, devendo-se ter um cuidado em especial. Por isso, é tão importante fazer com o médico dermatologista, que estará habilitado para proporcionar um tratamento seguro e eficaz, mantendo plena a saúde da pele.

Indução Percutânea de Colágeno

Como funciona?

O microagulhamento funciona através de um instrumento médico, o roller, formado por agulhas estéreis que farão microperfurações na pele. Isso induz a formação de colágeno melhorando a qualidade da pele e tratando rugas, manchas, poros, estrias e cicatrizes, além de promover o rejuvenescimento.

O que é o Drug Delivery?

Chamamos de drug delivery a entrega dos princípios ativos diretamente em camadas mais profundas da pele e isso é proporcionado através do microagulhamento. Isso se deve ao fato de que são abertos canais microscópicos quando as agulhas penetram na derme. Assim, o princípio ativo do produto terá muito mais efeito do que se fosse apenas aplicado em forma de creme sobre a pele.

Quais as indicações do microagulhamento?

Inúmeras. Podemos tratar melasma e outras hipercromias (manchas), poros dilatados, cicatrizes, estrias e rugas, proporcionando rejuvenescimento com o estímulo de colágeno e melhora de manchas.

Quanto tempo demora o procedimento?

O procedimento dura aproximadamente 30 minutos, a depender da extensão da área a ser tratada.

Quantas sessões são necessárias?

Teremos os melhores resultados com 2 ou mais sessões.

Precisa de anestesia?

Sim, utilizamos anestesia local para proporcionar o melhor conforto ao paciente.

Em quanto tempo verei o resultado?

Em 2 meses é possível ver o resultado por completo, pois é o tempo necessário para a produção de colágeno.

Qual o intervalo entre as sessões?

As sessões podem ser feitas a cada 30 dias.

Existe contra-indicação?

Como em qualquer procedimento, no microagulhamento, não é diferente, existem riscos. Já que ocorrem microaberturas na pele, pode ocorrer infecções e queloides em pacientes com predisposição. Por isso é tão importante a avaliação prévia e o procedimento ser feito pelo médico dermatologista.

Como fica a pele nos primeiros dias após o procedimento?

O pós imediato pode provocar vermelhidão que se perdura por dois a três dias. Não podemos aplicar maquiagens e cremes nas primeiras 24 horas após o procedimento e é necessária proteção contra o sol principalmente nas primeiras semanas.

Cuidados após o procedimento

Os cuidados pós-tratamento são essenciais.  De todos os cuidados o mais importante é o uso intensivo de protetor solar de boa qualidade, com fator 30 ou mais. Além disso, é importante fazer o uso dos cosmeceuticos prescritos para potencializar o efeito.

  • O que é?

O ultrassom microfocado é uma tecnologia desenvolvida para proporcionar efeito lifting e
firmeza para a pele. É um tratamento não cirúrgico e minimamente invasivo.

  • Como ele funciona na pele?

Através do calor emitido pelas ondas de ultrassom as camadas mais profundas da pele são
atingidas onde a contração de colágeno começa a ocorrer. O aumento da temperatura atinge
camadas dérmicas próximas a musculatura facial ao mesmo tempo em que preserva a
superfície da pele. Com esse processo, um novo colágeno é formado associado a uma
contração muscular e efeito lifting.

  • Quais as indicações?

Sua principal indicação é a flacidez. Pode ser utilizado em áreas de pálpebras, área de contorno
mandibular, face completa (full face) , pescoço (melhorando a “papada”), mãos, rugas
periorais ( código de barras), área do abdome, parte interna de coxas, glúteos, joelhos com
resultados bastante satisfatórios.

  • O tratamento causa algum tipo de desconforto?

Sabemos que cada pessoa apresenta diferentes percepções à dor. Algumas são mais sensíveis,
outras menos. Durante a aplicação do ultrassom, podemos sentir pontadas nos locais de ação
do aparelho, porém elas serão rápidas e passageiras. Podemos utilizar alguns medicamentos
que reduzem bastante este desconforto.

  • Quanto tempo dura o procedimento?

O procedimento dura em média uma hora. Dependendo da área a ser tratada.

  • Quais os cuidados após o procedimento?

Após o procedimento, pode surgir um leve formigamento, podendo haver leve vermelhidão e
uma sensação pequena de dor. Mas os sintomas melhoram de forma progressiva. Logo após o
procedimento, o paciente pode retomar as atividades cotidianas.

  • Em quanto tempo verei os resultados?

Os resultados de uma pele mais firme e melhora do contorno surgirão ao longo de 2 a 3
meses. Mas após os 3 meses perceberemos os resultados mais expressivos.

  • Quantas sessões são necessárias

O Ultrassom microfocado estimula o colágeno de forma mais natural e intensa do que técnicas
mais antigas. Diferente de outros procedimentos, o ultrassom requer apenas uma sessão
podendo eventualmente ser repetida após um ano.

 

A Dermatite de Contato Alérgica é uma doença caracterizada por alergias na pele em locais de contato com determinadas substâncias específicas presentes na nossa rotina como o níquel dos brincos ou do botão da calça jeans. Outros causadores podem ser: esmaltes de unhas, xampus, cremes hidratantes, tecidos sintéticos, borrachas de calçados, detergentes, cimento, óleos, graxas, tintas de parede e muitos outros.

Os testes de contato (Patch- test) é o padrão ouro para o diagnóstico da Dermatite de
Contato Alérgica.

  • Como funciona o teste?

O procedimento consiste na aplicação de substâncias fixadas por adesivos na pele das costas feito pelo médico no consultório. Após dois dias, eles serão removidos no consultório onde também a pele será avaliada para verificar se houve reação a alguma das substâncias aplicadas. Após 4 dias é feita uma nova avaliação no consultório. Assim, para participar e realizar o teste, você deverá comparecer para avaliação médica em 3 momentos previamente definidos: aplicação do teste (segunda-feira) ; remoção após 2 dias (quarta-feira) e avaliação final após 4 dias (sexta-feira). A aplicação e suas avaliações duram em média 30 minutos cada.

  • Quais são os cuidados que devo ter na semana do teste?

Nos dias iniciais em que você estará com os adesivos (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira), você precisará ter cautela para que ele não se descole: evitando atividades com o corpo que causem suor e protegendo para não molhar o local da aplicação dos adesivos durante o banho. Durante esses dias, poderão haver reações como coceira, vermelhidão ou piora das lesões de pele já existentes. Você
estará amparado pela Dra. Alice Pellizzari (médica dermatologista) que estará prontamente à disposição para contato, fornecendo a assistência e o acompanhamento necessários. Se houverem as reações acima descritas, poderá ser necessário o uso de medicamentos por via oral e/ou em cremes. Será fornecida assistência completa para a sua patologia cutânea além de orientações quanto ao resultado do teste, as possibilidades de reações e o tratamento.

  • Quando terei o resultado do teste?

Em caso de testes positivos, você receberá por escrito onde encontrará essas substâncias no seu cotidiano e como deverá fazer para não entrar em contato com as mesmas, evitando, assim, as lesões de pele decorrentes da dermatite de contato.

  • Quais são os benefícios do teste?

Saber a quais substâncias você apresenta alergia (dermatite de contato) e assim, evitar entrar em contato com elas, tendo melhora das lesões de pele. Após receber o laudo, você deve reagendar uma consulta com seu médico dermatologista assistente.

Dr. Alice Pellizzari - Dermatologista © 2020